Quem é Tems, a Nigeriana do Grammy Award?

O Grammy Award, é considerado uma cerimônia de premiação da “Academia de Gravação” dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical, e provendo suporte à comunidade da indústria musical.

Este prêmio, é considerado um dos quatro principais prêmios anuais de entretenimento americano, juntamente com o Oscar (cinema), o Emmy (televisão) e o Tony (teatro).

Porém, na 65º edição do evento que foi realizado a 05 de Fevereiro do ano corrente, a artista musical nigeriana Temilda Openiyi, conhecida nos círculos do showbiz como Tems, venceu seu primeiro prêmio Grammy Award devido a sua participação no single do artista americano Future denominado ‘Wait For U’, que se tornou sucesso a nível mundial.

O evento foi realizado na Cripto.com Arena em Los Angeles, onde foram recebidos os maiores artistas musicais de todo mundo.  

Tems como é carinhosamente chamada nas lides musicais, é a primeira musicista nigeriana não mista a ganhar o prestigioso prêmio na categoria de ‘Melhor desempenho de rap melódico’ vencendo os artistas Latto (“Big Energy (Live)”, Jack Harlow (“First Class”), Kendrick Lamar (“Die Hard”) e DJ Khaled (“Beautiful” Com esta vitória, a favorita dos fãs de 27 anos acaba de fazer história como a segunda artista feminina nigeriana a ganhar um Grammy.

Após a vitória, a cantora de Afrobeats adicionou este feito a sua lista de realizações junto dos prêmios África Future e sua indicação ao Oscar.

Tems, que impressionou muito com a sua música intitulada “Higher” nos últimos anos, também concorreu ao álbum do ano por sua contribuição no álbum Renaissance de Beyoncé. No início deste ano a cantora foi indicada ao Oscar de 2023 por co-escrever “Lift Me Up”, uma das canções de “Black Panther: Wakanda Forever” interpretada por Rihanna. 

Tems – Higherr

Tems não é a única artista nigeriana a vencer o prêmio Grammy Award, em 1986, o nigeriana Sade Adu já havia vencido o prêmio na categoria de ‘Melhor Artista Revelação’, e em 2017, a nigeriana Cynthia Erivo venceu na categoria de ‘Melhor Álbum de Teatro’.

Ainda que não tenha ganho um Grammy, a safra da música, da geração que compõe a Tems, é muito bem recheada dentro do seu país. Um destes ícones é o Rema, protagonista do hit “Calm Down” e a Ayra Starr que também emplacou o hit Rush em todas as plataformas musicais, e como não poderia deixar de faltar, o gigante Burna Boy que vem desbravando a cena musical internacional. 

Fonte: Áfricanews

Por: Timóteo de Sousa   

plugins premium WordPress