Terra natal do empresário bilionário e mais rico do continente Africano, a Nigéria é hoje considerada o expoente da tecnologia entre os países africanos, seguida por Cabo Verde, que está dando os seus passos no setor.
A posição de expoente para a Nigéria foi conquistada em virtude das diversas Startups nascidas pelo país, com destaque para as Fintech, que estão na fronteira do conhecimento global. Um exemplo é a Xend Finance, que possibilita a transação de criptomoedas para mais de 100 mil usuários em sua plataforma.
A Xend, assim como outras corretoras de criptomoedas, permite aos nigerianos a conversão da moeda local para criptomoedas. A façanha do montante de usuários pela plataforma impulsiona o plano de expansão da companhia para mercados como Gana e Quênia, conforme o CEO Ugochukwu Aronu afirmou em entrevista a Disrupt África.
Diferentemente, talvez, do que o leitor assuma como natural, as Startups nos países africanos não são financiadas apenas pelos empresários africanos, mas são fomentadas, também, por capital estrangeiro, através de programas, como o acelerador Google Launchpad África, e o Binance Incubation Program, no qual a Xend Finance participou em 2019.
Como resultado desse processo, a Xend Finance lançou sua plataforma publicamente no final de 2020, quando arrecadou USṨ 1,5 milhões em financiamento de investidores, incluindo Binance Labs, Google Developers Launchpad e AU21 Capital. Em fevereiro de 2021 já havia atingido USṨ 2 milhões.
Em termos conceituais, criptomoedas são ativos digitais descentralizados, por meio da tecnologia Blockchain. Complicou? Dá um google ou mande um direct para o nosso redator de Macroeconomia, Jeferson Delavusca, que com ele você vai se aprofundar.
Por outro lado, a plataforma Xend Finance permite também que os usuários criem suas próprias cooperativas de crédito, eliminando os intermediários tradicionais, enquanto ganham até 15% de rendimento percentual anual em suas economias.
De recordar que a Nigéria é uma república constitucional federal, com 36 estados e a capital federal, Abuja. A cidade mais populosa do país é Lagos. Localizada na África Ocidental, compartilha fronteiras terrestres com a República do Benim a oeste; com Camarões a leste, e com o Níger ao norte. Sua costa encontra-se ao sul, no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico. A Nigéria foi colonizada pelos Britânicos no século XV e tornou-se uma república independente em 1960. O Inglês é a língua oficial do país, enquanto que o Ibo ou Igbo é a língua materna e a mais falada pela população.
Redação: Timóteo de Sousa
Fonte: DISRUPT ÁFRICA